O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, fez um anúncio surpreendente ao declarar a sua demissão da liderança do Partido Trabalhista. Em uma declaração feita na residência oficial em Downing Street, Starmer enfatizou que sua decisão foi motivada pelo desejo de colocar o país em primeiro lugar. Ele já informou o rei sobre sua saída e pediu ao Comité Executivo Nacional do partido que estabeleça um calendário para a eleição de um novo líder. As candidaturas para a nova liderança do Partido Trabalhista deverão abrir a 9 de Julho, com o objetivo de concluir o processo antes das férias parlamentares de verão. Starmer garantiu que, caso ocorra uma disputa interna, o novo líder poderá assumir as funções antes do retorno do Parlamento em Setembro. A demissão de Starmer ocorre em um contexto de crescente pressão dentro do partido, com sua popularidade em queda nas sondagens e críticas à sua liderança após erros políticos e resultados insatisfatórios nas eleições locais e regionais de Maio. Até que o novo líder seja escolhido, Starmer permanecerá como primeiro-ministro, comprometendo-se a garantir uma transição de poder ordenada e estável.