A presidente da Rede das Mulheres Parlamentares, Lúcia dos Passos, comentou sobre a importância da nova presidência da Assembleia Nacional, agora liderada por uma mulher, Janira Hopffer Almada. Ela enfatizou que a lei da paridade precisa ser reforçada, já que atualmente o governo não é obrigado a cumprir com esse princípio, mas apenas a observá-lo. A deputada destacou que o parlamento é paritário, com 66% de mulheres na mesa e 47% de mulheres eleitas entre os partidos. Lúcia dos Passos também mencionou que, embora a paridade esteja presente no parlamento e nas autarquias, a situação no governo ainda precisa de melhorias. O artigo 7.º da lei obriga o governo a cumprir com a paridade, mas o artigo 4.º apenas sugere que o governo deve observá-la, sem imposições. Essa diferença é vista como uma barreira que deve ser discutida e superada na sociedade. A deputada defendeu que a participação feminina em todas as esferas de decisão é uma questão de justiça e inclusão social. Ela acredita que a remoção de barreiras é essencial para garantir que as mulheres possam participar plenamente na política e em outras áreas decisórias do país.