José Leite, um respeitado jornalista cabo-verdiano, faleceu hoje em Portugal, onde estava a receber tratamento médico. A notícia do seu falecimento deixou muitos colegas de profissão em estado de choque, pois, apesar de estar debilitado, ninguém esperava este desfecho. Orlando Lima, um dos seus discípulos, descreveu Zé Leite como um mentor e uma referência na sua vida profissional, destacando a sua exigência e elevado nível ético. João Almeida, outro colega e amigo, lamentou a perda, sublinhando que Zé Leite sempre defendeu os seus princípios com determinação e via o jornalismo como uma ponte mediadora. Ele era conhecido pelo seu programa Noite Ilustrada, que abordava temas políticos, sociais e económicos de forma frontal e com grande interesse público. Zé Leite destacou-se na classe jornalística desde a abertura política nos anos noventa, sendo reconhecido pela qualidade dos conteúdos que apresentava. Além de jornalista, foi também docente na Universidade de Cabo Verde, onde ensinou Jornalismo, e foi o apresentador do festival Baía das Gatas durante cerca de 20 anos. Com 63 anos, Zé Leite deixa um legado importante no jornalismo cabo-verdiano.