A associação ambientalista Biosfera I, em colaboração com a sociedade civil e o Ministério do Ambiente, lançou um alerta sobre a destruição da orla costeira e dos ninhos de tartarugas na Praia Grande, em São Vicente. A apanha desenfreada de areia tem ocorrido há vários meses, apesar das denúncias, e agora a situação agravou-se com a extração de inerte na zona de desova das tartarugas. Tommy Melo, da Biosfera I, expressou a sua indignação ao afirmar que chegaram a desentupir ninhos das tartarugas, o que considera inaceitável. Sarah Santos, também da Biosfera I, destacou que existe uma placa que proíbe a apanha de areia na Praia Grande, mas que não está a ser respeitada. Nélida do Rosário, do Ministério da Agricultura e Ambiente, reforçou que a extração de areia nas praias é ilegal e apelou à sensibilização da população para combater essa prática. A Polícia Marítima de São Vicente está ciente da situação e encontrou evidências da prática ilegal, mas não conseguiu surpreender os infratores em flagrante. O comandante da Polícia Marítima, Benvindo Chantre, afirmou que a fiscalização da orla marítima é uma responsabilidade compartilhada entre várias entidades, incluindo o Instituto Marítimo e Portuário e a Câmara Municipal. A situação é preocupante, pois a destruição das zonas de desova pode levar ao declínio da população de tartarugas na região.