A visita do ministro António Duarte ao concelho de Porto Novo, em Santo Antão, trouxe novas perspectivas para o fortalecimento da cultura, juventude e desporto na região. Durante a sua estadia, o ministro reuniu-se com a câmara municipal para discutir diversos desafios e projetos que visam o desenvolvimento dessas áreas. A presidente da Câmara Municipal, Elisa Pinheiro, expressou satisfação pela visita, que é a primeira de António Duarte na sua nova função, e que ocorre durante as festividades de São João. Um dos principais tópicos abordados foi a elevação das festas de São João Baptista a património imaterial da humanidade, um projeto que a autarquia considera fundamental para a valorização cultural da região. Além disso, a conclusão do museu nacional das romarias, que se encontra com as obras paradas desde 2014, foi também um ponto de discussão importante. No que diz respeito ao desporto, a câmara municipal tem planos para a construção de um pavilhão coberto e de instalações desportivas polivalentes em várias localidades, incluindo Ribeira dos Bodes e Jorge Luís. A autarquia espera contar com a parceria do Governo para a implementação desses projetos, que são vistos como essenciais para o desenvolvimento desportivo da comunidade.