No Planalto Leste da ilha de Santo Antão, um grupo de mulheres tem se destacado na luta contra a seca e as mudanças climáticas. Fundada em 2005, a Associação das Mulheres do Planalto Leste reúne cerca de trinta associadas que têm implementado projetos de desenvolvimento sustentável, focando na agro-floresta e na preservação da flora endémica. A presidente da associação, Josefa Sousa, lidera visitas guiadas ao viveiro agro-ecológico, onde são cultivadas espécies endémicas e plantas medicinais. Uma das inovações da associação é a captação de nevoeiro, uma técnica que transforma a umidade do ar em água para irrigação. Josefa explica que, através de uma rede, as gotas de nevoeiro são coletadas e direcionadas para um reservatório, permitindo a irrigação das plantas. Além disso, a associação utiliza práticas como a cobertura do solo com matéria orgânica, que ajuda a conservar a umidade e a enriquecer a terra. O projeto também funciona como uma escola experimental, onde diferentes técnicas agrícolas são testadas e os resultados são compartilhados com os agricultores locais. A associação tem diversificado suas atividades, criando novas fontes de rendimento, como um alojamento local e um centro de transformação de produtos, que inclui a produção de doces e licores. Apesar dos avanços, Josefa reconhece que ainda existem desafios a serem enfrentados, especialmente a concentração de trabalho em poucas pessoas.