O ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão condenou os recentes ataques aéreos dos Estados Unidos, considerando-os uma violação clara do acordo de paz estabelecido entre os dois países. Em um comunicado, o ministério destacou que esses ataques representam uma falta de respeito por parte do regime americano em relação aos seus compromissos internacionais, conforme estipulado na Carta das Nações Unidas. Além disso, o Irão lembrou as responsabilidades do Conselho de Segurança da ONU e do secretário-geral, António Guterres, em manter a paz e a segurança internacionais. O governo iraniano afirmou que defenderá a sua soberania e integridade territorial contra a agressão militar dos Estados Unidos, citando o artigo 51 da Carta da ONU como base para suas ações. As acusações de Teerão surgem após uma série de bombardeamentos americanos direcionados a instalações militares iranianas, em resposta a um ataque com drones atribuído ao Irão. O presidente dos EUA, Donald Trump, também ameaçou intensificar as ações militares caso o Irão não cesse suas atividades hostis, o que gerou uma escalada nas tensões entre os dois países.