O ex-primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anunciou a sua renúncia ao mandato de deputado da XI Legislatura através das redes sociais. Ele expressou que é o momento de continuar a sua vida fora da política ativa, após ter liderado o Movimento para a Democracia (MpD) que sofreu uma derrota nas últimas eleições. No comunicado, Correia e Silva revelou que apresentou o pedido de renúncia à Presidente da Assembleia Nacional no dia 20 de maio. A decisão de renunciar foi influenciada pelo seu posicionamento público após a derrota eleitoral do MpD, que levou à sua demissão como presidente do partido. O ex-primeiro-ministro agradeceu a todos os cabo-verdianos e ao seu partido pelas oportunidades que teve para servir o país em várias funções, incluindo secretário de estado e ministro. Além disso, durante a sessão constituiva da XI Legislatura, a Assembleia Nacional suspendeu os mandatos de vários deputados que agora fazem parte do novo governo. A renúncia de Correia e Silva marca um novo capítulo na política cabo-verdiana, refletindo as mudanças que estão a ocorrer após as eleições.