O Governo da República Democrática do Congo (RDCongo) anunciou que o número de mortes devido ao vírus Ébola aumentou para 254, com um total de 1.003 casos confirmados desde o início da epidemia em 15 de Maio. O Ministério da Saúde informou que, até agora, 100 pessoas conseguiram recuperar da doença, que está concentrada na província de Ituri. As autoridades reconhecem que a situação é crítica, com a possibilidade de muitos mais casos ainda não identificados e o pico do surto ainda por vir. A epidemia de Ébola, causada pelo raro vírus Bundibugyo, é considerada a mais severa já registrada no seu primeiro mês. As autoridades congolesas estão enfrentando desafios significativos, incluindo a identificação do paciente zero e o rastreio de mais de 35 mil pessoas que tiveram contato com indivíduos infectados. A taxa de cobertura do rastreio de contatos é de apenas 55%, o que levanta preocupações sobre a propagação do vírus. Além disso, a epidemia já se espalhou para o Uganda, onde foram confirmados 19 casos, incluindo 14 importados da RDCongo, resultando em duas mortes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a situação como uma "emergência de saúde pública de importância internacional", destacando a gravidade da situação e a necessidade de uma resposta eficaz para conter o surto.