A Associação de Karaté da Ilha do Fogo (AKIF) está a organizar o nono campeonato regional de karaté, que terá lugar no próximo sábado na cidade de São Filipe. Este evento contará com a participação de aproximadamente 60 atletas, provenientes das escolas de karaté da cidade e da localidade de Lomba, no norte do município. O principal objetivo da competição é promover o intercâmbio entre os praticantes de karaté, reforçando os laços entre as diferentes escolas da ilha. Além disso, a AKIF pretende incentivar a prática desportiva entre crianças, jovens e adultos, destacando a importância do desporto como um meio eficaz de prevenção dos problemas sociais que afetam a juventude. A associação também enfatiza a promoção de estilos de vida saudáveis e a ocupação positiva do tempo livre como parte da sua missão. O IX campeonato regional de karaté é parte de uma estratégia de longo prazo da AKIF para fortalecer as artes marciais na ilha do Fogo e criar um futuro desportivo e educativo mais promissor para a sociedade.